O churrasco, por se caracterizar como uma ocasião informal, é ideal para reunir os amigos na mais completa descontração, (mas também pode ser usado para outras confraternizações ou negócios), e acaba se prolongando pelo resto do dia, ou da noite, dependendo do horário que se estipulou para o seu início.
Do aperitivo à sobremesa, capriche no sabor dos alimentos e na sua apresentação, mas não se esqueça que a sua atenção é primordial para que todos se sintam à vontade.

A HISTÓRIA

Nos primórdios da sua existência o homem era vegetariano, alimentando-se de frutos e folhas, mas ao descobrir a caça, passou a incorporar a carne aos seus hábitos alimentares, embora crua, (o que ainda é praticado por alguns povos, a exemplo dos esquimós com relação à foca, e dos árabes com relação à carne de cordeiro, se estendendo às civilizações ocidentais, onde podemos citar o próprio carpáccio, que consiste em fatias de carne espalhadas no prato e regadas com molho à base de azeite, mostarda e alcaparras).
Com a descoberta do fogo, (que a principio apenas era usado para aquecer no inverno, ou para afugentar as feras que o ameaçavam), por um acaso ele descobre também que a carne se torna mais saborosa, ao ser queimada sobre este, e faz dessa descoberta um hábito.
Mais tarde, a domesticação dos rebanhos garante ao homem um abastecimento de carne, sem a dependência do bom resultado da caçada, e a insere definitiva e largamente em sua alimentação.

 
   
     

° Você pode convidar por telefone
° Confeccione você mesma(o) o convite, usando a sua criatividade
° Os convites devem ser feitos, no mínimo, com 3 ou 4 dias de antecedência
° Se fôr para o almoço, o melhor horário para a chegada deve ser estipulado entre as 12 e 13 horas; se fôr para o jantar, peça aos convidados que cheguem por volta das 20 horas.
DICA:
° Compre miniaturas de tábua para cortar carne.
° Cole nelas um convite, onde deverá constar a descrição da ocasião, quem convida, endereço e horário.

 
COMO CONVIDAR
 
   
     

Se optar por colocar música, escolha as mais suaves para o início e término, deixando as mais animadas e descontraídas para o meio tempo.

 
SOM
   

° Um dos anfitriões tem vocação para o preparo do churrasco? Lembre-se de que quem assumir a tarefa de cuidar da churrasqueira não poderá dar a atenção devida aos convidados. Por isso, sugiro que contrate alguém para fazê-lo.

° O ideal é que a churrasqueira seja de cimento refratário, que mantenha o calor, e que seja funcional com relação ao uso de espetos, grelhas e chapa. Mas se você não dispõe de uma, pode optar pelas portáteis.

 
A CHURRASQUEIRA
 
   
COMO ACENDER
 

° Lembre-se que o importante é o calor das brasas, e não a chama.
° Use sempre carvão.
° Nunca use querosene, gasolina, ou qualquer outro combustível do gênero, pois além de prejudicar a saúde, e correr o risco de uma explosão, eles incorporam o seu aroma à carne. O indicado é o álcool. (Você pode encontrar álcool gel acendedor nos supermercados ou casas especializadas)
° Coloque o carvão na churrasqueira.
° Coloque o álcool em quatro lugares diferentes. (Uma boa dica é colocar pedaços de pão embebidos em álcool).
° Acenda um fósforo e jogue-o sobre o alcool.
° Abane até que apareça uma pequena chama, e continue abanando até que algumas brasas acendam.
° Espalhe o carvão, utilizando um instrumento indicado (espalha brasas).
° Abane um pouco mais.

 

UTENSÍLIOS

 

° Recipientes para colocar a carne pronta
° Recipientes para salgar a carne
° Facas afiadas
° Espetos largos, finos e duplos
° Garfo comprido para pegar a carne
° Grelhas e chapa
° Tábuas para cortar a carne
° Espalha brasas
° Abanador de brasa
° Avental
° Luva térmica
° Pano para limpar as mãos

 
   

COMPONDO AS MESAS AUXILIARES
° Cubra duas mesas com toalhas descontraídas, (que podem ser lisas ou quadriculadas), e posicione-as próximas.
° Em uma coloque, da esquerda para a direita:
...- Copos
...- Pratos
...- Talheres (dispostos harmoniosamente sobre a mesa, ou em suportes .....apropriados)
...- Guardanapos (que podem ser de papel)
° Na outra, disponha as travessas com os acompanhamentos, (e respectivos talheres para pegar os alimentos). Reserve um canto para as bebidas, (que devem ser repostas à medida que forem acabando), no caso de optar por garrafas grandes, mas o ideal seria servir em latinhas ou garrafinhas individuais, mantendo estas numa geladeira à disposição do convidado, ou em containeres com gelo.

COMPONDO AS MESAS PARA OS CONVIDADOS
° Distribua pelo jardim, ou pelo espaço que reservou para o churrasco, mesas suficientes para acomodar os convidados.
° Cubra-as com toalhas que combinem com as das mesas auxiliares, ou se quiser use toalhas de papel.
° Se quiser dar um toque especial, coloque um vaso de violetas em cada mesa, e uma cumbuca de barro para jogar ossos e gorduras.

ESCOLHENDO OS PRATOS
° O ideal seria usar pratos de louça, pois eles têm firmeza, o que facilita na hora de cortar a carne, mas os descartáveis também servem como opção.
° Não use pratos sofisticados. Pratos de barro tornam-se uma opção interessante, mas os de porcelana branca também se adequam.

ESCOLHENDO OS TALHERES
Se não tiver talheres específicos para churrasco, use os comuns, mas esteja atenta(o) para que a faca tenha um bom corte, (isso é imprescindível).

ESCOLHENDO OS COPOS
Com certeza, o chopp ou a cerveja fica muito mais agradável se tomado no copo apropriado (clique aqui para escolher o copo apropriado), mas o uso de copos descartáveis também permitido.

OBS: Distribua dois ou mais recipientes para lixo, em pontos estratégicos.

 
ARRUMANDO A MESA
 
   
     

AS CARNES (calcule entre 300 a 350g por pessoa)

 
O QUE SERVIR

° Prefira a carne de boi, pois em geral é mais macia que a de vaca.
° Comece assando a lingüiça ou os corações de galinha, pois estes assam mais rápido, (levam em média se 15 a 20minutos), e os convidados poderão se entreter enquanto se assa as outras carnes.
° O ideal é que as carnes sejam assadas na grelha, pois ao perfurá-las com o espeto, propiciará a perda do liquido que preserva sua maciez.
° As carnes de boi devem ser temperadas apenas com sal grosso.

 
   
 

ASSANDO A CARNE

 
 

° Não existe tempo determinado para assar a carne,pois depende da própria variedade desta, do corte,do carvão, e da capacidade da churrasqueira em reter calor.
° A carne não deve passar do ponto, pois perde muita água e fica seca. A carne contem albumina, uma proteína que funciona como auto-proteção, coagulando-se e formando uma camada que impede a saída do sumo que deixa a carne macia e agradável. Você irá perceber que algumas gotas pingam sobre a brasa, são as gorduras não coaguladas, e isso significa que está na hora de virá-las.

 
 

ALCATRA
Apesar se ter pouca gordura, esta ainda deve ser retirada, deixando a carne totalmente limpa. Asse a peça inteira, ao ponto ou mal passada, e sirva-a em fatias.

 
 

CHULETA
Carne muito saborosa. A gordura que a entremeia deve ser conservada, para manter a suculência. Asse a peça inteira, mal passada.

 
 
CONTRA-FILÉ
Carne macia, com sabor acentuado. Asse a peça inteira, ao ponto ou mal passada, e ao servir corte em fatias não muito finas.

 
 

CORAÇÃO DE GALINHA
O coração também pode ser servido como aperitivo. Ele pode ser temperado apenas com sal grosso, ou colocado durante uma hora, num preparado que consiste em vinho branco seco, alho moído e sal fino. Coloque-os em palitos próprios para churrasco, e asse-os sobre a grelha.

   
 

COSTELA DE BOI
É a carne mais que leva mais tempo para assar, (cerca de duas horas), e deve ser colocada a 40cm da brasa. Deve ser muito bem limpa, deixando apenas o osso e a carne. Coloque-a na grelha, com a parte do osso virada para baixo, e vire-a quando esta parte estiver bem assada. Asse-a ao ponto

 
 

COSTELA DE PORCO
Tempera-a uma hora antes com vinho branco seco, alho moído e sal fino
.

   
 

FILÉ MIGNON
Carne macia e levemente adocicada. Asse-a em bifes grossos, ao ponto.

 
 

FRALDINHA
Carne muito saborosa. Por ser cheia de gordura e nervos, limpe-a muito bem antes de assar. Ao ponto
.

 
 

LINGÜIÇA (DE PORCO OU FRANGO)
Não é necessário temperá-las porque em geral elas já vêm condimentadas. Assam rápido, (de 15 a 20 minutos), por isso comece o churrasco com elas.

   
Almoço
 

MAMINHA
Asse a peça inteira, cortando-a em fatias ao servir. Pode ser servida mal passada, ao ponto ou bem passada.

 

PICANHA
Carne macia, sem músculos e com bastante sangue. O excesso de gordura deve ser retirado, apenas mantendo a camada grossa, que ficará virada para baixo. Deve ser assada de preferência em peça, fatiando-se na hora em que estiver sendo servida, mas você também pode assá-la em fatias grossas, que depois serão cortadas em tiras, (tipo aperitivo). Mal passada ou ao ponto.

Café Da Manhã
Chá Da Tarde
 

SOBRE-COXA OU ASA DE FRANGO
Uma hora antes de assar coloque-as num preparado contendo vinho branco seco, alho moído e sal fino. Sirva bem passadas, mas não deixe torrar.

 
 

ACOMPANHAMENTOS
° Salada de folhas
° Maionese
° 2 tipos de farofa
° Arroz branco
° Molho vinagrete
° Legumes crus(tomate, cenoura, pepino)

Happy Hour

APERITIVOS
° Amendoim, (pode ser também castanha de caju ou pistache)
° Patês com torradas
° Salada de berinjela, ou berinjela na brasa
° O coração de galinha pode ser servido como aperitivo

Jantar

SOBREMESAS
° Salada de frutas
° Sorvetes
° Doces caseiros, servidos com queijo
° Mousses à base de frutas

   

° Não sirva coquetéis
° Acompanhe o aperitivo com uma caipirinha
° No que se refere às bebidas alcoólicas, o chopp seria o mais indicado, mas se você não dispõe do equipamento necessário, opte pela cerveja
° Sucos naturais
° Refrigerantes
° Água

Receitas Para Churrasco
O QUE BEBER
 

SABOR

/RECEITAS